Aumenta letra -  | Diminui letra -  | Letra normal -  

NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA REFORÇAMOS: ASSISTENTES SOCIAIS NO COMBATE AO RACISMO!

Neste 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o CRESS PI soma-se as diversas vozes que se alinham na defesa da diversidade humana e enfrentamento a toda forma de exploração e opressão de classe, raça/etnia, gênero e geração.

 

O Conjunto CFESS/CRESS acertadamente elegeu como campanha de gestão das entidades que se findam no próximo ano o lema “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”. Em um país marcado pelo mito da igualdade racial e pelo ideário de inexistência do racismo, a campanha convoca a todos/as Assistentes Sociais e Estudantes de Serviço Social a se empenharem no combate ao racismo em todas as suas expressões.

O racismo, que tem raízes no nazismo, na eugenia e na crença de superioridade entre raças, se atualiza e adquire novos contornos em tempos de ascensão do conservadorismo, do (neo) fascismo e do individualismo. Tais fenômenos atingem em cheio as relações sociais entre indivíduos, bem como passam a permear as ações do poder público e nesse sentido é fundamental a atuação crítica de Assistentes Sociais.
Dados oficiais demonstram que a maior parte da população atendida pelos/as Assistentes Sociais se declaram negros/as ou pardos/as, em especial no SUS e SUAS. Também é essa mesma população que sofrem mais as violências e violações de direitos, em especial as mulheres negras e a juventude negra.

É necessário o empenho de todos/as no enfrentamento ao racismo em suas várias expressões, em especial no racismo institucional, em razão da potencialidade da nossa atuação profissional nas diversas políticas públicas.