Profissionais do Serviço Social do INSS, CRESS-PI, SINTSPREVS e Conselhos de Direitos lançam carta aberta à população contra o desmonte do INSS

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

CRESS-PI E SINTSPREVS-PI LANÇAM CARTA ABERTA À POPULAÇÃO CONTRA O DESMONTE DO INSS

Texto da Integra:

O INSS, desde 2017, vem implementando o Projeto INSS digital, com amplo uso da tecnologia no acesso aos serviços ofertados por essa instituição. E, desde junho de 2019, disponibilizou quase todos os serviços através dos canais remotos (Teleatendimento 135, Meu INSS), restringindo o acesso ao sistema digitalizado, no sentido de reduzir o atendimento presencial nas Agências da Previdência Social.

Tal procedimento tem afetado diretamente milhares de trabalhadores que não têm acesso às ferramentas digitais. Essas medidas administrativas têm representado a restrição de direitos de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, principalmente, de pessoas idosas, pessoas com deficiência, com baixa escolaridade, que residem em locais isolados e sem acesso a internet, que têm dificuldade para compreender todo esse conjunto de mudanças. Ou seja, tem atingido a população mais vulnerável do país.

Como agravante desta situação, a Medida Provisória-MP no 905, de 11/11/2019, extinguiu o Serviço Social Previdenciário, que era o único serviço previdenciário que atendia presencialmente os usuários do INSS, num momento no qual a lógica institucional e o projeto do governo é retirar os cidadãos das agências, dificultando, desta forma, o contato da população com os servidores do INSS para resolver demandas que não conseguem ser solucionadas por meios digitais e canais remotos.

Sem o Serviço Social no INSS, a tendência é que essas pessoas fiquem desassistidas, sem qualquer tipo de serviço especializado e que leve em consideração as suas particularidades e necessidades de atendimento personalizado e humanizado.

Por isso, nós profissionais de Serviço Social do INSS, com o apoio do CRESS-PI, do SINTSPREVS-PI, dos conselhos de defesa de direitos das pessoas com deficiência, das pessoas idosas, de assistência social, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência-OAB-PI e das entidades de atendimento direto a esse público e que estamos acompanhando as dificuldades enfrentadas por esses pessoas, bem como seu sofrimento para obterem atendimento de qualidade junto às Agências da Previdência Social, com registros de idas e vindas, gastando recursos que não dispõem sem resolverem efetivamente seus problemas, vimos denunciar os desmonte da Previdência Social Pública, defender a permanência do Serviço Social Previdenciário no INSS e o atendimento presencial nas Agências da Previdência Social para as pessoas excluídas social e digitalmente.

A LUTA É DE TODOS! JUNTE-SE A NÓS EM DEFESA DO PATRIMÔNIO DOS TRABALHADORES!!!

CRESS-PI

SINTSPREVS-PI