Aumenta letra -  | Diminui letra -  | Letra normal -  

Lutamos e conquistamos: lei das 30h para o Serviço Completa 10 anos

 

Um dia para ficar na história do Serviço Social brasileiro e para a luta de trabalhadores/as de todo o país. Dia 26 de agosto de 2010 foi aprovada a Lei n°12.317 , que estabelece a jornada máxima de trabalho de assistentes sociais em 30 horas semanais sem redução de salário. Hoje, lembramos os 10 anos dessa importante conquista para nossa categoria profissional, reafirmando que só a luta muda a vida!

O trabalho do/a assistente social é complexo e abrange diversas áreas: Saúde, Assistência Social, Sociojurídico, Previdência, Educação, ONGs, setor privado e muitas outras. Os/as profissionais estão expostos/as a situações cotidianas de jornadas extenuantes e alto grau de estresse, decorrentes das pressões sofridas no exercício de seu trabalho junto à população submetida a situações de pobreza e violação de direitos. Por esse motivo, a redução da carga horária semanal do/a assistente social sem perda salarial é uma causa justa e impactará principalmente na qualidade dos serviços prestados aos usuários do Serviço Social.

Lutar e conquistar direitos! Nossa luta segue pela ampliação de direitos para toda a categoria, mas como trabalhadores/as que somos, vamos comemorar cada dia e cada minuto esse importante ganho, fruto da articulação, pressão e mobilização dessa categoria aguerrida que é a dos/as os/as assistentes sociais brasileiros/as.