CRESS Piauí Promove Live Sobre o Papel de Assistentes Sociais em Situações de Calamidades Públicas e Emergências

Por Thais Vilarinho

O Conselho Regional de Serviço Social do Piauí (CRESS-PI) realizará, no dia 17 de fevereiro, uma live com o tema “O Trabalho de Assistentes Sociais em Situações de Calamidades Públicas e Emergências”. O evento acontecerá às 19h, no Instagram oficial do CRESS Piauí (@cresspiaui), e contará com a participação do palestrante Leonardo Koury e do debatedor Dannylo Cavalcante, conselheiro presidente e coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI).

O objetivo da live é discutir o papel fundamental dos assistentes sociais em contextos de desastres ambientais e crises humanitárias, situações que têm se tornado cada vez mais frequentes e intensas devido às mudanças climáticas. Leonardo Koury destaca a importância da reflexão sobre o tema:

“A cada ano, vivenciamos a ampliação de desastres frente ao meio ambiente, condições provocadas pelo desenvolvimento do capitalismo, que por sua vez denominamos como crise climática, aquecimento global entre outras nomeações que, na verdade, materializam a realidade posta”, afirmou o profissional.

Ele ressalta que o maior desafio para os profissionais do Serviço Social é identificar o seu papel frente às ações necessárias em situações de calamidade. Isso inclui compreender como podem contribuir de forma eficaz na formulação e execução de políticas públicas que atendam às necessidades da população afetada.

“O grande desafio nas situações em que acontecem desastres ambientais está em identificar o lugar da profissão frente às ações que serão necessárias e como a profissão pode contribuir no campo das políticas públicas,” reforça Koury.

A live é uma oportunidade importante para profissionais e estudantes da área, além de interessados em políticas socioambientais, refletirem sobre a atuação do Serviço Social em um contexto de crescentes desafios ambientais e sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *