Aumenta letra -  | Diminui letra -  | Letra normal -  

EM REUNIÃO COM O TRIBUNAL DE JUSTIÇA, CRESS-PI APRESENTA REVINDICAÇÃO DA CATEGORIA PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA ASSISTENTES SOCIAIS NO CAMPO SÓCIO JURÍDICO

Na manhã de hoje, 18 de setembro, ocorreu na sala da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, reunião com membros do Conselho Regional de Serviço Social 22º Região (CRESS-PI) e autoridades do TJ-PI e Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí. A Presidente do CRESS-PI, Sâmia Silva, apresentou inicialmente um resgate de todas as incidências realizadas junto ao TJ-PI nos últimos anos no contexto da reivindicação de realização do Concurso Público para o Cargo de Assistente Social, sobretudo em virtude de o último concurso realizado pela instituição não ter contemplando a categoria na oferta de vagas.

Na oportunidade foi enfatizado que ainda existem vagas remanescentes do quadro do Tribunal, proveniente de aposentadorias e exonerações, sobretudo após o processo de Reestruturação do Tribunal que alterou o quadro de Assistentes Sociais de 24 para 34 vagas no quadro geral do cargo.
Foi ressaltado também o aumento vertiginoso na atualidade no contexto da demanda processual que prescinde de elaboração de estudos sociais, seja na área da Infância e Juventude; Violência Doméstica contra a Mulher; Idoso; Pessoa com Deficiência; Família, dentre outras, na Comarca de Teresina.

Frente às explanações, foi apresentada pelo Presidente do TJ-PI, o Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a proposta da realização, no prazo de 60 dias, de um estudo Técnico para fazer o levantamento da quantidade de processos em cada Vara que demanda Estudo Técnico do/a Assistente Social da Capital, contemplando-se também as Varas das Comarcas do interior, especialmente as mais distantes da capital, como: São Raimundo Nonato, Uruçuí, Corrente e outras; para analisar a necessidade e viabilidade de instituir legalmente as vagas para o Cargo, e assim justificar a realização de Concurso Público.

“Neste contexto, o CRESS reforçou a necessidade cada vez maior de prover as Comarcas do interior com Assistentes Sociais e Psicólogos/as, posto que recorrentemente estes/as recebem demandas oriundas do Tribunal de Justiça para realização de estudos técnicos de processos judiciais, provocando sobrecarga de trabalho e desvio de função, haja vista que muitos/as são lotados/as em CRAS e CREAS”, afirma Sâmia Silva, presidente do CRESS-PI.

O Corregedor Geral de Justiça, o Desembargador Hilo Almeida de Sousa, informou que compreendia a necessidade de ter equipes exclusivas para o atendimento das demandas do judiciário e enfatizou que está sendo implantado o SIM (Serviço Integrado Multidisciplinar), através dos quais se propõe a celebração de parcerias com os municípios para ofertar atendimento multiprofissional integral ao jurisdicionados nas Comarcas do Interior.

A conselheira Márcia Brandão destacou o processo de adoecimento pelo qual vem passando os/as trabalhadores/as dos CRAS e CREAS em decorrência da sobrecarga de trabalho gerada pelo excesso de demandas do sistema de justiça. Ainda com relação ao SIM, Samia Silva pontuou também a necessidade de prover os cargos com servidores/as efetivos/as, ressaltando a defesa de concurso público para que os serviços sejam ofertados de forma continuada e de qualidade.

O CRESS avaliou de forma positiva a reunião, posto que, tanto o Presidente do TJ, como o Corregedor Geral de Justiça, demonstraram compreender o importante papel que os/as Assistentes Sociais representam no acesso a uma justiça social efetiva. Estiveram presentes à reunião os Juízes Auxiliares da Presidência do TJPI, José Airton e João Gabriel e o Servidor Yuri representando a Secretaria de Administração do tribunal. Enquanto CRESS, estiveram presentes ainda a conselheira Fernanda Soares; a Agente Fiscal Inês Mendes e o Assessor jurídico Tiago Iglesias.