CRESS-PI SE REÚNE COM PRESIDENTE DA OAB-PI PARA TRATAR SOBRE CONFLITOS NA RELAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE ADVOGADOS/AS E ASSISTENTES SOCIAIS

Na última quarta feira, dia 18 setembro, ocorreu na Sede da OAB, uma reunião com representantes do Conselho Regional de Serviço Social e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Na ocasião, a presidente do CRESS Piauí, Sâmia Silva, apresentou algumas demandas da categoria e relatou a ocorrência de algumas situações de conflito na relação profissional entre advogados/as e assistentes sociais, especificamente quanto à autonomia e ao respeito às prerrogativas da profissão de Serviço Social, regulamentadas em documentos nacionais como o Código de Ética do/da assistente social e Lei que Regulamenta a Profissão.

Com vistas a dirimir esse impasse foi solicitado ao presidente da Ordem, Celso Barros Neto, providências através de uma ação conjunta, como a publicação de uma “Nota de Esclarecimento” a ser emitida às Seccionais do Estado do Piauí, no sentido de dar conhecimento sobre os direitos e prerrogativas do/da assistente social no exercício profissional, na interação com o usuário onde envolva a relação com outras categorias.

Para tanto, o Conselho Regional de Serviço Social do Piauí se prontificou a enviar um documento de referência para subsidiar a referida Nota. Na oportunidade a OAB se mostrou sensível à questão apresentada e disposta a contribuir na solução de possíveis intercorrências nessa relação profissional.

Ao final foi solicitado à OAB apoio na realização de concursos para assistentes sociais, considerando a relevância deste/a profissional nas mais diversas áreas da Justiça, a exemplo das demandas da infância e juventude, violência doméstica contra a mulher, medidas socioeducativas, pessoa idosa, pessoa com deficiência, dentre outras.