Aumenta letra -  | Diminui letra -  | Letra normal -  

NOTA INFORMATIVA CORONAVÍRUS Nº 06/2020 SESAPI/CIEVS

Como forma de colaborar com a difusão de informações confiáveis a cerca da pandemia do Novo Coronavírus, o CRESS-PI está compartilhando uma nota informativa produzida pela Secretaria de Estado da Saúde, com informações e atualizações importantes sobre o vírus. 

 

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS, tem o compromisso de manter a população informada. Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí elaborou o Plano de Contingência do COVID-19, a partir desta data vem divulgando através de realizações de oficinas com os hospitais públicos e privados, atenção básica, laboratórios e demais profissionais de saúde, de forma que a linguagem unificada e o fluxo aprimorado. O Estado do Piauí tem seguido as definições estabelecidas pelo nível Nacional:

Definições de Caso Operacionais: Atualizações

1. CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

● Situação 1 – VIAJANTE: pessoa que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem internacional de qualquer país E apresente: ○ Febre (ver definição pg. 4) E ○ Pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia); OU

● Situação 2 – CONTATO PRÓXIMO: pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente: ○ Febre (ver definição pg. 4) OU ○ Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia).

2. CASO PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

● Situação 3 – CONTATO DOMICILIAR: pessoa que, nos últimos 14 dias, residam ou trabalhe no domicílio de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente: ]

● Febre OU

● Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) OU

● Outros sinais e sintomas inespecíficos como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.

No Piauí, até o dia 16 de março de 2020, foram notificados 37 casos para COVID-19, destes, 28 (75,6%) encontram-se em investigação e 09 (24,3%) foram descartados. Os municípios de residência são Teresina, Picos, São Miguel do Tapuio, Parnaíba, São João do Piauí. Destes casos suspeitos 20 tiveram histórico de deslocamento internacional ou nacional para locais com transmissão da doença e 17 são contatos. Dos casos suspeitos 20 apresentam vínculo internacional com países em transmissão local de COVID-19. Com relação à faixa etária mais prevalente entre os casos suspeitos da doença, destaca-se a de 20 a 49 anos para ambos os sexos.