Aumenta letra -  | Diminui letra -  | Letra normal -  

Plenária Nacional CFESS/CRESS: relato de assistente social de base.

Avaliação da Plenária Nacional CFESS/CRESS pelo Assistente Social Dannylo Cavalcante que participou na condição de convidado do CRESS Piauí.
É importante salientar que a realização da Plenária Nacional em face do cancelamento do Encontro Nacional demonstra o compromisso político do Conjunto CFESS/CRESS na construção coletiva.
A impossibilidade das atividades presenciais como medida de enfrentamento a pandemia da Covid-19 caminha na defesa da vida e da vida com direitos por parte do Conjunto CFESS/CRESS.
Na manhã do dia 02 de outubro foi realizada a Webmesa “TIC: Novas tecnologias para a velha exploração do trabalho”, com as assistentes sociais Ivanete Boschetti e Cristina Brites. As professoras trouxeram importantes elementos para o desvelamento do uso das tecnologias de informação e comunicação nos processos de trabalho das/os assistentes sociais, na pandemia e no pós pandemia, com destaque para possibilidade de intensificação da precarização do trabalho e a defesa da autonomia profissional na identificação do que é possível ou não realizar por meio das TIC é fundamental.
Durante a tarde foi realizada a Webmesa “Perspectiva política do planejamento do Conjunto CFESS/ CRESS e a metodologia da plenária 2020. O assistente social Jefferson Lee e a Conselheira Lylia Rojas apresentaram os aspectos norteadores do planejamento do Conjunto CFESS/CRESS para o triênio 2020-2023. Foi destacada a necessidade de atenção para as atribuições das entidades, bem como a construção de propostas exequíveis.
Ainda pela tarde houve participação no eixo temático Administrativo-financeiro. As propostas consensuadas demonstram que o conjunto CFESS/CRESS está concatenado com as necessidades da categoria profissional. Vale destaque para a proposta de manutenção das taxas de inscrição e anuidade para o ano de 2021, o que representa na prática o congelamento da anuidade 2020 em razão da pandemia e os impactos para assistentes sociais.
Na manhã do dia 03 de outubro houve participação no Eixo Seguridade Social. As propostas consensuadas revelam a defesa das entidades da concepção de Seguridade Social Ampliada, bem como os processos que incidem sobre as diversas políticas públicas. O conjunto CFESS/CRESS segue na defesa das políticas de Seguridade Social, bem como do trabalho profissional nas diferentes áreas.
Pela tarde houve participação no Eixo Formação Profissional e Relações Internacionais. Quanto ao primeiro as discussões demonstram a incidência das entidades na formação profissional para além da graduação. Vale destacar a proposta de regionalização do Fórum Nacional em defesa do Trabalho e Formação Profissional em Serviço Social para as cinco regiões do Brasil, bem como para os estados brasileiros. Em relação ao segundo eixo é possível destacar a articulação do CFESS nas entidades internacionais, bem como a discussão sobre os fluxos migratórios na defesa das povos refugiados.
No dia 04 de outubro houve leitura das produções dos seis eixos temáticos, bem como indicativo das pautas nacionais. Também foi socializada a Carta do Plenária Nacional que referendou o compromisso do conjunto CFESS/CRESS na defesa da vida e denúncia de todas as formas de violências, opressões e ataques à vida e ao meio ambiente.
Saio energizado para as lutas coletivas e individuais na defesa do Projeto Ético Político do Serviço Social. Na construção e fortalecimento do CRESS Piauí, como profissional de base. Saúdo também a coragem da atual gestão do Piauí por sediar o Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS em 2021.
A participação na plenária nacional só aumentou o orgulho e confiança no Conjunto CFESS/CRESS, que segue firme na defesa da profissão de Serviço Social, sem cair na perspectiva corporativa. A realização da Plenária Nacional nesse momento histórico de crise sanitária e de saúde demonstra o compromisso do Conjunto na capacidade de respostas críticas, propositivas e fundamentadas.