Aumenta letra -  | Diminui letra -  | Letra normal -

NOTA DE REPÚDIO DO CRESS/PI, ao Plano de Cargo Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos/as trabalhadores do EMATER/PI

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 22ª Região/PI, representado por 3.793 (Três mil setecentos e noventa e três) assistentes sociais no estado do Piauí, vem a público manifestar seu veemente repúdio ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos/as trabalhadores do EMATER/PI aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí na sessão do dia 07 de dezembro de 2020.

Os/as Assistentes Sociais, vêm vislumbrando a aprovação de um Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos que seja minimamente coerente com as atribuições desempenhadas sem prejuízo aos profissionais e com reconhecimento dos serviços da instituição em atendimento aos agricultores e agricultoras familiares.

Entretanto, o Governo do Estado do Piauí, em caráter de urgência e desconsiderando todas as discussões que vinham sendo realizadas com entidades representativas dos servidores, aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. Esse encontra-se aquém dos valores mínimos aceitáveis para permitir a dignidade dos/as trabalhadores/as e o bom desempenho da extensão rural, estabelecendo ainda parâmetros extensos e desmotivantes para mudança de nível daqueles que lidam nessa importante atividade pública.

Ao longo de décadas, os/as profissionais do Serviço Social, juntamente com entidades representativas dos/as trabalhadores/as e movimentos sociais, travam vários enfrentamentos na defesa da ampliação de melhores condições de trabalho e da garantia de prestação de serviços que garantam respeito aos/as usuários/as e aos princípios éticos que norteiam a profissão.

Neste sentido o CRESS 22ª Região vem a público reafirmar o seu descontentamento e indignação com essa aprovação arbitrária que caminha totalmente contrária à valorização da Assistência Técnica e Extensão Rural, que garante suporte à agricultura familiar no estado do Piauí.

VEJA AQUI O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA