#VouPro16CBAS: inscrições abertas!

Desde o início de 2019, uma frase vem tomando conta das redes sociais, entre assistentes sociais e estudantes de serviço social: é o #VouPro16CBAS, uma chamada da própria categoria para sua participação no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que ocorrerá em Brasília (DF) entre os dias 13 e 17 de novembro de 2019, e é considerado o maior evento do Serviço Social brasileiro.

A partir desta segunda-feira (25/3), a ‘hashtag’ ganha mais força, com a abertura das inscrições para o CBAS.

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do evento, onde estão disponibilizadas todas as informações e orientações de como proceder, valores, formas de pagamento, regras, entre outros. O valor das inscrições varia de R$ 125,00 (para estudantes de Serviço Social) a R$ 250,00 (assistentes sociais e profissionais de outras áreas), caso seja feita até 2/9/2019, podendo ser parcelado inclusive.

Faça sua inscrição no site oficial do 16º CBAS

Sobre o evento

Segundo a Comissão Organizadora do evento, composta por representantes do CFESS, da Abepss, do CRESS-DF e da Enesso, o 16º CBAS está sendo preparado para receber até 10 mil pessoas, o dobro de participantes da última edição. E tem vários motivos para isso.

Primeiro porque o tema do 16º CBAS celebrará os quarenta anos do “Congresso da Virada”, o CBAS de 1979 que se tornou um marco histórico para o Serviço Social brasileiro, pois simbolizou, naquele momento, a escolha da categoria de assistentes sociais por uma direção ética, técnica e política da profissão de viés progressista, com uma agenda voltada para as demandas coletivas da classe trabalhadora e na defesa da justiça social, dos direitos humanos e de uma sociedade livre de exploração e opressão. É preciso reafirmar este compromisso.

Ainda mais na conjuntura atual, de absoluto aprofundamento da desigualdade social, em que direitos sociais são ameaçados e retirados por meio de uma orientação neoliberal para as políticas públicas; conjuntura em que forças conservadoras mostram sua face; conjuntura em que assistentes sociais não só têm seus direitos violados, mas são chamados/as a operacionalizar serviços cada vez mais focalizados e a administrar a escassez de possibilidades de atender as demandas da população usuária, empobrecida e violentada em seus direitos humanos mais elementares.

O enfrentamento desses desafios requer estratégias coletivas, e o CBAS tem sido, historicamente, uma oportunidade de debatê-las, possibilitando qualificados espaços de atualização profissional e organização política.

Além disso, a categoria de assistentes sociais cresceu. Hoje são mais de 185 mil profissionais, por isso, o evento vem sendo planejado no sentido de ampliar participação da categoria, de estudantes de Serviço Social e de profissionais de outras áreas.

Atenção: envio de trabalhos até 3 de junho de 2019

O CBAS é espaço de socialização da produção científica, de reflexão de sistematizações sobre a prática profissional e de divulgação de conhecimento do Serviço Social brasileiro. Por isso, abre espaço para que participantes enviem trabalhos e pesquisas no âmbito da profissão.

O prazo para envio dos artigos vai até 3 de junho de 2019 e as regras estão disponíveis no site do evento.

A apresentação desses trabalhos deve ser feita por meio de poster, e os textos aprovados são publicados na íntegra nos anais do CBAS, que é um material audiovisual com todos os artigos aprovados para apresentação no Congresso.

No Congresso ocorre também lançamento de livros recentes acerca de temáticas relacionados ao Serviço Social e às políticas sociais, fazendo com que o CBAS seja um espaço de exposição de livros, com stands, livreiros, autores e pesquisadores.

Inscreva seu trabalho!

16º CBAS nas redes sociais!

Além do #VouPro16CBAS, já estão circulando outras hastags (palavras-chave) que mostram que a categoria está na expectativa pelo 16º CBAS. Utilize, compartilhe. Elas são sempre antecedidas pela cerquilha (símbolo do jogo da velha). #16CBAS #VouPro16CBAS #CBAS2019 #40AnosDaVirada

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão É de batalhas que se vive a vida – 2017/2020